segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

3ª JORNADA TIC & EDUCAÇÃO: Produção midiática e cidadania


Nos dias 3 e 4 de dezembro aconteceu no auditório da FECOMÉRCIO a 3ª Jornada TIC & EDUCAÇÃO: Produção midiática e cidadania, evento este promovido e organizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (NTE). Com a participação de professores, funcionários e gestores da Rede Municipal de Educação este evento foi mais uma vez um sucesso, pois incentivou a reflexão acerca do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação, bem como divulgou vários trabalhos/projetos pedagógicos envolvendo a utilização de diferentes mídias, comprovando assim, a qualificação da educação nas escolas da Rede.

ESPORTES

A professora Zélia, de Educação Física, iniciou com os alunos das turmas 51, 52, 61, 62, 71 e 81 a produção de um trabalho no editor de texto Word abordando os esportes: Fórmula 1, Futebol e Voleibol. Esta atividade teve como objetivo levar os alunos a identificarem e conhecerem mais estes esportes que constantemente são apresentados aos mesmos através da mídia, nas escolas, nos clubes. Para isso os alunos, com base em pesquisas em livros, revistas e principalmente na Internet, buscaram informações acerca da origem e das principais características dos esportes escolhidos, e posteriormente elaboraram uma trabalho no Word utilizando imagens, textos e sínteses produzidos a partir do material pesquisado.

Pesquisa


A professor Luciana, de geografia, juntamente com os alunos da 7ª série (turma 71) compareceram à Sala Informatizada para realizar pesquisas, em sites apontados pela professora, com o intuíto de aprofundar temas discutidos em sala de aula. Foram pesquisadas informações relacionadas a diversos povos como os franceses, africanos, espanhóis, indígenas, chineses, japoneses, principalmente no que se refere a aspectos relacionados à cultura, à economia e à origem destes povos. Foram dois encontros voltados para busca de informações, leitura e registro de aspectos relevantes. Todas as informações pesquisadas foram apresentadas em um seminário realizado em sala de aula.

ANIMAIS DE JARDIM


A professora Ione juntamente com a coordenadora da Sala Informatizada desenvolveu com os alunos da 2ª série, turma 22, o projeto intitulado “Animais de jardim”, que teve como objetivo levar os alunos a conhecerem melhor os animais que vivem em jardins, no que se refere as suas características principais como: origem, alimentação, reprodução, cuidados, características físicas, bem como Incentivar a pesquisa, a leitura e a escrita.
Foram desenvolvidas atividades em sala de aula e na Sala Informatizada tais como: pesquisas na Internet, leitura de textos, ilustração no Micromundos e no papel, produção de textos coletivos, saídas no pátio da escola, conversas informais, digitação de textos e pesquisa de imagens. Todas as produções e pesquisas dos alunos foram publicadas no blog criado pela turma cujo o endereço é http://animais-jardim222.blogspot.com.
Como este projeto se iniciou no último período do ano, não foi possível complementar o blog com todos os animais de estimação elencados pelos alunos da turma 22.

CLIP MUSICAL


A professora Ana Lúcia Machado iniciou com os alunos da 4ª série (turma 41) a produção de um clip musical no Powerpoint. Através deste trabalho, os alunos ilustraram músicas de renome da MPB, explorando, assim, a linguagem musical, conceitos de sexualidade, relações de gêneros e a intertextualidade. Este projeto iniciou-se na sala de aula com a exploração de várias músicas pelos alunos e teve sua continuidade na Sala Informatizada, onde os alunos, em duplas, pesquisaram imagens na Internet e criaram um Powerpoint relacionando essas imagens pesquisadas com a letra da música escolhida. Em virtude deste projeto ter iniciado no mês de novembro, muitos alunos ficaram sem concluir os seus clips musicais.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO


A professora Ione juntamente com a coordenadora da Sala Informatizada desenvolveu com os alunos da 2ª série, turma 21, o projeto intitulado “Animais de estimação”, que teve como objetivos levar os alunos a conhecerem melhor os principais animais de estimação que convivem no seu cotidiano, no que se refere as suas características principais como: origem, alimentação, reprodução, cuidados, características físicas, bem como incentivar o hábito da pesquisa, da leitura e da escrita.
Foram desenvolvidas atividades em sala de aula e na Sala Informatizada tais como: pesquisas na Internet, leitura de textos, ilustração no Micromundos e no papel, produção de textos coletivos, saídas no pátio da escola, conversas informais, digitação de textos e pesquisa de imagens. Todas as produções e pesquisas dos alunos foram publicadas no blog criado pela turma cujo o endereço é http://animais-estimacao21.blogspot.com/
Como este projeto se iniciou no último período do ano, não foi possível complementar o blog com todos os animais de estimação elencados pelos alunos da turma 21.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

PROJETO ÁGUA DE BEBER NA ILHA DE SANTA CATARINA


Estagiários da Sala Verde da UFSC juntamente com alunos e alunas de 5ª a 8ª série estão desenvolvendo, no contraturno, o projeto “Água de beber na Ilha de Santa Catarina”, projeto este que tem como objetivo principal esclarecer a importância da água, os seus usos e benefícios tanto quanto sua essencialidade para a vida como um todo, bem como alertar as pessoas sobre os descasos cometidas com a água do nosso planeta (poluição e contaminação).
Na sala Informatizada, os alunos, juntamente com os professores orientadores, estão criando um vídeo envolvendo vários aspectos da temática água, além de realizarem pesquisas de imagens e informações na Internet e produção textual.
Este vídeo produzido na Sala Informatizada e todas as outras atividades realizadas durante o desenvolvimento do projeto “Água de Beber” serão apresentadas numa feira que será realizada na escola sem data prevista ainda.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PROJETO DE APRENDIZAGEM

O desenvolvimento deste projeto de aprendizagem com a 3ª série (turma 32) da E.B.M Vitor Miguel de Souza constituí-se em prática integrante do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem – UFRGS cursado pelas professoras efetivas da RME Luciane Cristina Rosa e Elke Elisa Belli
Esta atividade constitui-se no desenvolvimento de um “projeto de aprendizagem que será planejado, encaminhado e avaliado em colaboração com os professores-alunos do curso e os professor(es)-aluno(s) de escola pública. Nesse projeto de aprendizagem, estarão integrados os princípios piagetianos e o uso da tecnologia de informação e comunicação, constituindo-se como base para as discussões e reflexões teóricas, uso de ferramentas tecnológicas e a produção da monografia.
Os professores alunos formarão a parceria de professores de escolas com ambientes informatizados, para que possam, colaborativa e cooperativamente, desenvolver a proposta metodológica de aprendizagem por projetos, compreendendo as relações sócio-cognitivas que se estabelecem num ambiente de aprendizagem e a construção partilhada e autônoma de conhecimentos. Para atender as necessidades teóricas, metodológicas e tecnológicas surgidas na prática, cada turma de professores alunos contarão com 1 docente, 2 tutores e orientadores , para auxiliar a teoria e prática desenvolvida na área de tecnologia na educação.”

Informações e dados da Escola:
Escola: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Localização: Itacorubi - Florianópolis/SC
Turma: 3ª série (turma 32)
Nº de alunos: 26
Professoras parceiras: Rose Lisboa (professora regente da 3ª série), Mônica Wendhausen (Orientadora Escolar)
Período: Vespertino
Sala Informatizada da própria escola: 15 computadores (13 em funcionamento)
Tipo de conexão: ADSL
Nº de encontros: 12 encontros*
Nº de horas semanais: 2 horas /semana
Professores Cursistas:
Luciane Cristina Rosa – Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino desde 1990. Atua como Coordenadora de Sala Informatizada desde 2002 na E.B.M. Vitor Miguel de Ensino, escola em que é lotada 40 horas.

Elke Elisa Belli - Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino desde 2003. Atua como Coordenadora da Sala Informatizada da E.B.M Antônio Paschoal Apóstolo no Rio Vermelho, escola em que é lotada 40 horas.

* Observação: Os três primeiros encontros acontecerão às quintas feiras, nas últimas aulas da tarde. Os encontros seguintes acontecerão nas 2ª feiras, também nas últimas aulas da tarde. Se houver necessidades poderão ocorrer encontros ocupando todos os horários da tarde.
Com relação à conexão da Internet, é importante salientar que apesar de ser ADSL, a mesma é muito lenta, podendo assim necessitar de mais tempo para realizar as pesquisas necessárias para a realização dos projetos de aprendizagem.

Metodologia:
As atividades práticas deste projeto serão desenvolvidas no período normal de aula, totalizando 18 horas, sendo que este horário poderá ser modificado, sempre de acordo com as necessidades da turma.
Serão utilizados como ferramentas tecnológicas o software – Cmaptool, destinado para a elaboração de mapas conceituais, a criação de Wikis e Blogs para registros dos conhecimentos elaborados através das pesquisas, bem como a utilização da Internet e outras fontes de pesquisa.
Cada grupo criará um wiki, que será linkado dentro do wiki geral da turma criado pelas alunas cursistas Luciane Cristina Rosa e Elke Elisa Belli cujo endereço é: http://educaproa.pbwiki.com.

PLANEJAMENTO PROJETO DE APRENDIZAGEM
09/08 (Quinta-feira)

Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h - Negociação com a escola e a professora;
- Fala com a turma sobre o projeto.
- Negociação com professor da turma sobre os dias de desenvolvimento do projeto.

16/08(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Levantamento das questões de interesse dos alunos.

20/08(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Agrupamento das questões de pesquisa.
- Formação dos grupos para desenvolvimento do projeto de aprendizagem. (Duplas ou trios de alunos).
- Escolha das questões centrais para realização da pesquisa.

27/08(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Criação de email dos alunos.

03/09(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Criação dos wikis dos grupos.
- Levantamento das certezas provisórias e dúvidas temporárias.
- Inicio das pesquisas.

10/09(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Explicação do que é Mapa Conceitual.
- Apresentação da ferramenta Cmap para construção de Mapas Conceituais.
- Criação da primeira versão do Mapa Conceitual.
- Publicação do Mapa no Wiki dos Grupos.
- Acompanhamento da pesquisa dos alunos.

17/09(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Continuação da publicação dos Mapas Conceituais dos grupos de PA.
- Acompanhamento das pesquisas dos alunos.
- Sistematização dos primeiras informações.

24/09(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Acompanhamento das pesquisas dos alunos.
- Sistematização das informações pesquisadas.
- Postagem no Wiki dos grupos.

01/10 (2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Acompanhamento das pesquisas dos alunos.
- Sistematização das informações pesquisadas.
- Postagem no Wiki dos grupos.

08/10(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Elaboração da 2ª versão do Mapa Conceitual.
- Publicação do Mapa no Wiki do Grupo.

15/10(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Organização Final de cada Wiki.
- Postagem das últimas pesquisas.

22/10(2ª Feira)
Local: E.B.M Vitor Miguel de Souza
Horário: Das 15:30h as 17h
- Avaliação do trabalho realizado.
- Avaliação das ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos PA’s
- Registro das avaliações nos Wikis.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

TRIBOS URBANAS NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XXI


Projeto de Trabalho de Prática Curricular: Imagem e Som da 2ª Fase do Curso de História da UDESC
Professora: Bárbara Giese
Realizado pelos acadêmicos: Edmara Schuch
Karoline Kika Uemura
Maurício Santiago


Professores Parceiros da Escola: Luciane Cristina Rosa (Coordenadora Sala Informatizada)
Lumen Chali Lyra Pereira (Professora de Artes)

Problemática:
O preconceito é um dos fatores presentes na realidade escolar, assim como as “tribos urbanas” também o são, principalmente se observarmos grupos de pessoas reunidas como popularmente chamamos de “panelinhas”. Dessa maneira, o que buscam os jovens com esses agrupamentos? Qual a relação que este estabelece entre esses diferentes grupos no ambiente escolar? E entre os membros do grupo? Como o preconceito interage internamente e entre as “Tribos Urbanas”?

Objetivo Geral:
- Perceber o ambiente escolar no qual há a diversidade de expressões estéticas e intelectuais, além de costumes, relacionados às “Tribos Urbanas”, com a intenção de promover novos olhares e a compreensão a respeito do outro.

Objetivos Específicos:
- Proporcionar atividades com os alunos com a intenção de que os mesmos tenham uma nova percepção através da rádio de como seria trabalhar em equipe.
- Introduzir e orientar a utilização de meios tecnológicos a partir do tema já colocado.
- Apresentar novos olhares e a diversidade de estilos musicais, desenvolvendo com os alunos uma análise e compreensão das músicas, através de letras e seus significados.
- Estimular a intenção entre alunos e escola com a rádio, a fim de que esta seja um meio dinâmico e educativo no aprendizado escolar.

Metodologia:
- Exibição de imagens, fotos, músicas de diversos estilos, a exploração do programa “audacity”, a realização de entrevistas pelos alunos, a utilização dos equipamentos de rádio e som da escola.
- 1º Momento: Realização de uma enquete dinâmica utilizando músicas e fotos;
- 2º Momento: Apresentação para os alunos de um exemplo de programação de rádio;
- Exploração e utilização, pelos alunos, do programa “audacity” (recursos, formas de edição, técnicas de rádio como vinhetas, outras). Realização de entrevistas buscando a participação do coletivo escolar.
- 3º Momento: Criação de uma rádio com entrevistas, pesquisas de assuntos e músicas relacionados ao tema proposto. Realização de edições e gravações de programas

Recursos: programa “audacity”, aparelhos de som, cd’s de música, Internet, microfones, fontes: Orais, visuais e áudio-visuais.

Ambientes utilizados:
Sala Informatizada

Cronograma: Carga horária semanal de duas horas durante os meses de agosto e setembro de 2007

ESTUDO DE RECEPÇÃO ALUNOS 3ª SÉRIE -TURMA 32


1 Identificação da turma:
3ª série do Ensino Fundamental
Turma 32
Alunos com idade entre 8 a 10 anos
Período: Vespertino

2 Mídia Escolhida:
Site do Iguinho (www.iguinho.ig.com.br)

3 Temática enfatizada
Exploração de jogos on-line.
Os alunos da 3ª série que responderam ao questionário escolheram os seguintes produtos de mídia para serem explorados em sala de aula: 7 alunos (35%) escolheram o filme “ShrekIII”, 5 alunos (25%) escolheram o filme da “Barbie”, 2 alunos (10%) escolheram “Avatar3”, 5 alunos (25%) escolheram o filme “Anaconda” e 1 aluna (5%) escolheu o filme “As meninas Super Poderosas”. Além dos filmes, 6 alunos (30%) também escreveram que desejariam ir na Sala Informatizada jogar jogos no computador. Sendo assim, pela dificuldade para conseguir horários disponíveis na sala de vídeo e pelo fato de o filme “ShrekIII” ainda não estar disponível nas locadoras, a partir de um consenso os alunos escolheram explorar jogos na Sala Informatizada no site: http://iguinho.ig.com.br.

4. Justificativa:
O lúdico é de suma importância para o desenvolvimento psico-social da criança, pois abre espaço para a troca com o outro, para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, e o respeito às regras.
Nos últimos anos, com o crescente acesso às novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, em especial o computador/Internet, a oferta e o acesso aos sites infantis vem crescendo bastante. Os recursos e principalmente os jogos oferecidos por esses sites tornam-se, cada vez mais, fontes de prazer e satisfação para crianças, adolescentes e adultos, bem como, se apresentam, também, como um poderoso recurso no desenvolvimento da aprendizagem. Através da exploração e da criação de jogos, as crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades e competências essências para a concretização da aprendizagem como a autonomia, a criatividade, a autoria, o planejamento, a resolução de problemas e o estabelecimento de regras. Entretanto é importante salientar que a mediação do adulto/professor é de fundamental importância para que os jogadores ultrapassem a condição prazerosa que os jogos/sites oferecem, ou seja, de meros consumidores, e passem a ter uma atitude mais crítica perante o que acessam na Internet (sites infantis), tendo condições de ampliar seu conhecimento.

5. Objetivos:
- Proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico com relação aos conteúdos midiáticos veiculados através dos Sites Infantis.
- Formar cidadãos cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade.
- Desenvolver a comunicação oral, escrita e representativa.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Unir o lúdico ao educativo.

6. Metodologia:
- Aula expositiva dialogada.
- Discussão/debate em grande grupo orientado pelos professores.
- Exploração livre do site Iguinho.

7. Atividades a serem desenvolvidas:
A atividade de exploração midiática e o estudo de recepção com os alunos da 3ª série serão realizados ao longo de quatro horas aulas, no período vespertino. O planejamento está dividido em três partes que são:
1ª parte – Exploração livre do site www.iguinho.ig.com.br pelos alunos durante 1 hora. Através desta exploração, os alunos terão tempo para conhecer todos os recursos oferecidos pelo site, suas principais características como conteúdo, cores, links, outros.
2ª parte - Debate em grande grupo seguindo um roteiro de perguntas pré-estabelecidas. Tempo disponível: 1 hora
3ª parte – Criação de um site de jogos (planejamento). Em duplas ou trios, os alunos terão que elaborar, em uma folha de papel A4, o esboço de um site infantil (criação própria) detalhando quais recursos seriam utilizados (tipos de jogos, filmes, histórias em quadrinhos, diversões, links), cores, disposição dos links, mascote (personagem apresentador do site), outros. Registrar também os objetivos do site criado. Tempo disponível: 1 hora.

Roteiro do debate:
1 – O que imaginam quando acessam a página principal do Iguinho?
2 – Quais os elementos que chamam mais atenção na página principal do site? Cor, desenhos, ícones, personagens, chamadas, outros elementos?
3 – Qual o objetivo do site do Iguinho? Que público está destinado?
4 – Acham o site do Iguinho é bem “bolado”, planejado?
5 - O que mais gostam no site? Por quê?
6 – O que o site oferece para os usuários?
7 - Quais jogos mais gostam de jogar e por quê?
8 – Se fossem mudar algo na home o que mudariam? Por quê?
9 – O que acrescentariam no site? Jogos (especificar), histórias, desenhos para pintar, cartões virtuais, outros?
10 – O que acham das cores utilizadas na home? Quais cores mais gostam? Que cores acrescentariam?
11 – O que acham da distribuição dos elementos na página principal? É harmonioso? É confusa? É fácil de entender e manipular ou é difícil?
12 – Se pudessem acessar o site do Iguinho todo dia o que mais iriam utilizar?
13 – Quais sites acham tão ou mais legal que o site do Iguinho? Por quê?
14 – Se vocês pudessem construir um site infantil, quais elementos do Iguinho iriam acrescentar neste site?
15 – O que acham do personagem principal do site, o cachorrinho Iguinho?
16 – Por que acham que os criadores do site escolheram este cachorro para representá-lo? O que este personagem tem haver com as crianças?
17 – Até que idade acham que este site é apropriado? Por quê?
18 – Caso tivessem que explicar e recomendar para um amigo o site do Iguinho, como fariam isso? O que iriam falar? Quais adjetivos iriam utilizar?

8. Ambientes e recursos utilizados:
- Sala de aula e Sala Informatizada;
- Recursos: Computadores com acesso à Internet, folhas A4, lápis colorido, outros (de acordo com as necessidades dos alunos).

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Continuidade dos Projetos/Atividades na Sala Informatizada


Em decorrência da Greve dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Florianópolis, greve esta que participei plenamente junto com os demais professores/servidores da E.B.M Vitor Miguel de Souza, todos os projetos/atividades em parceria com a Sala Informatizada ficaram interrompidos. Sendo assim, com a retomada da normalidade do ano letivo, em agosto/2007, estamos em fase de conclusão dos seguintes projetos/atividades:
- “Trabalhando a Sexualidade: apresentando descobertas” (4ª série – Turma 41, professora Ana Lúcia Machado).
- “Nossos principais Compromissos de A a Z” (3ª série – Turma 32, professora Orandina)
- “Crianças construindo suas identidades” (2ª série – Turmas 21 e 22, professora Ione Maria Fraga).
- “Pesquisando países de culturas diferentes” (6ª série – Turma 61, professora Leda Maria Tirloni de Língua Portuguesa)
- “Minutos de Poesia” (3ª série – Turma 32, professoras Rose, Luciane e Maria Amélia)
- “Publicidade e Propaganda” (8ª série – Turma 81, professora Leda Maria Tirloni).
- “Apresentando os Recursos da SI para os alunos do 1º ano” (1º ano – Turmas 11 e 12, professora Albetini da Silva)

Já foi concluída a seguinte atividade:
- “Aids: A doença e a prevenção – aspectos psico-sociais” (7ª série – Turma 71, professora Marta)

Estão sendo desenvolvidos ao longo do ano os seguintes projetos/atividades:
- “Registrando nossas produções” (5ª, 6ª e 7ª séries, Turmas 52, 62 e 72 – Professora Mani)
- Produzindo o jornal “Comunicação em outras palavras” (8ª série, TOPAS – Professoras Leda Maria Tirloni e Luciane Cristina Rosa).
- “Construindo Textos” (5ª série, Turma 51 – Professora Leda Maria Tirloni).
Estão previstos para o 2ª semestre de 2007 projetos coordenados pelos estagiários de História UDESC, e orientados pela professora Bárbara.
- Projetos/atividades na área de Educação Física, sem planejamento definido ainda.
- Projetos de releitura de poesias desenvolvidos pelos alunos do 1º ano – turmas 11 e 12. Sem planejamento definido ainda.

Publicidade e Propaganda


O projeto/atividade “Publicidade e Propaganda” foi desenvolvido pelos alunos da 8ª série (Turma 81) e coordenado pela professora Leda Maria Tirloni, de Língua Portuguesa. Teve como objetivo trabalhar o texto publicitário, levando os alunos a expressarem sua criatividade através da criação de produtos e propagandas. O projeto/atividade iniciou-se em sala onde os alunos conheceram e criaram textos publicitários e inventaram um produto.
Na Sala Informatizada, os alunos criaram uma propaganda para divulgar os produtos de sua autoria. Para isso utilizaram os programas Word, Paint, PowerPoint e Micromundos. Realizaram, também, pesquisas de imagens na Internet para incrementar as propagandas.

Construindo Textos


A professora Leda Maria Tirloni está desenvolvendo com os alunos da 5ª série(turma 51) o projeto/atividade “Construindo Textos” cujo objetivo central é de despertar nos alunos a vontade de produzir textos. Na Sala Informatizada, os alunos registram, toda semana, seus textos produzidos em sala de aula e em casa, no editor de texto Word, bem como ilustram estes textos de acordo com tema abordado pelos mesmos. Sempre ocorre a retomada dos textos no sentido de corrigi-los e melhora-los cada vez mais.