terça-feira, 28 de agosto de 2007

TRIBOS URBANAS NO AMBIENTE ESCOLAR DO SÉCULO XXI


Projeto de Trabalho de Prática Curricular: Imagem e Som da 2ª Fase do Curso de História da UDESC
Professora: Bárbara Giese
Realizado pelos acadêmicos: Edmara Schuch
Karoline Kika Uemura
Maurício Santiago


Professores Parceiros da Escola: Luciane Cristina Rosa (Coordenadora Sala Informatizada)
Lumen Chali Lyra Pereira (Professora de Artes)

Problemática:
O preconceito é um dos fatores presentes na realidade escolar, assim como as “tribos urbanas” também o são, principalmente se observarmos grupos de pessoas reunidas como popularmente chamamos de “panelinhas”. Dessa maneira, o que buscam os jovens com esses agrupamentos? Qual a relação que este estabelece entre esses diferentes grupos no ambiente escolar? E entre os membros do grupo? Como o preconceito interage internamente e entre as “Tribos Urbanas”?

Objetivo Geral:
- Perceber o ambiente escolar no qual há a diversidade de expressões estéticas e intelectuais, além de costumes, relacionados às “Tribos Urbanas”, com a intenção de promover novos olhares e a compreensão a respeito do outro.

Objetivos Específicos:
- Proporcionar atividades com os alunos com a intenção de que os mesmos tenham uma nova percepção através da rádio de como seria trabalhar em equipe.
- Introduzir e orientar a utilização de meios tecnológicos a partir do tema já colocado.
- Apresentar novos olhares e a diversidade de estilos musicais, desenvolvendo com os alunos uma análise e compreensão das músicas, através de letras e seus significados.
- Estimular a intenção entre alunos e escola com a rádio, a fim de que esta seja um meio dinâmico e educativo no aprendizado escolar.

Metodologia:
- Exibição de imagens, fotos, músicas de diversos estilos, a exploração do programa “audacity”, a realização de entrevistas pelos alunos, a utilização dos equipamentos de rádio e som da escola.
- 1º Momento: Realização de uma enquete dinâmica utilizando músicas e fotos;
- 2º Momento: Apresentação para os alunos de um exemplo de programação de rádio;
- Exploração e utilização, pelos alunos, do programa “audacity” (recursos, formas de edição, técnicas de rádio como vinhetas, outras). Realização de entrevistas buscando a participação do coletivo escolar.
- 3º Momento: Criação de uma rádio com entrevistas, pesquisas de assuntos e músicas relacionados ao tema proposto. Realização de edições e gravações de programas

Recursos: programa “audacity”, aparelhos de som, cd’s de música, Internet, microfones, fontes: Orais, visuais e áudio-visuais.

Ambientes utilizados:
Sala Informatizada

Cronograma: Carga horária semanal de duas horas durante os meses de agosto e setembro de 2007

Nenhum comentário: