terça-feira, 28 de agosto de 2007

ESTUDO DE RECEPÇÃO ALUNOS 3ª SÉRIE -TURMA 32


1 Identificação da turma:
3ª série do Ensino Fundamental
Turma 32
Alunos com idade entre 8 a 10 anos
Período: Vespertino

2 Mídia Escolhida:
Site do Iguinho (www.iguinho.ig.com.br)

3 Temática enfatizada
Exploração de jogos on-line.
Os alunos da 3ª série que responderam ao questionário escolheram os seguintes produtos de mídia para serem explorados em sala de aula: 7 alunos (35%) escolheram o filme “ShrekIII”, 5 alunos (25%) escolheram o filme da “Barbie”, 2 alunos (10%) escolheram “Avatar3”, 5 alunos (25%) escolheram o filme “Anaconda” e 1 aluna (5%) escolheu o filme “As meninas Super Poderosas”. Além dos filmes, 6 alunos (30%) também escreveram que desejariam ir na Sala Informatizada jogar jogos no computador. Sendo assim, pela dificuldade para conseguir horários disponíveis na sala de vídeo e pelo fato de o filme “ShrekIII” ainda não estar disponível nas locadoras, a partir de um consenso os alunos escolheram explorar jogos na Sala Informatizada no site: http://iguinho.ig.com.br.

4. Justificativa:
O lúdico é de suma importância para o desenvolvimento psico-social da criança, pois abre espaço para a troca com o outro, para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, e o respeito às regras.
Nos últimos anos, com o crescente acesso às novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, em especial o computador/Internet, a oferta e o acesso aos sites infantis vem crescendo bastante. Os recursos e principalmente os jogos oferecidos por esses sites tornam-se, cada vez mais, fontes de prazer e satisfação para crianças, adolescentes e adultos, bem como, se apresentam, também, como um poderoso recurso no desenvolvimento da aprendizagem. Através da exploração e da criação de jogos, as crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades e competências essências para a concretização da aprendizagem como a autonomia, a criatividade, a autoria, o planejamento, a resolução de problemas e o estabelecimento de regras. Entretanto é importante salientar que a mediação do adulto/professor é de fundamental importância para que os jogadores ultrapassem a condição prazerosa que os jogos/sites oferecem, ou seja, de meros consumidores, e passem a ter uma atitude mais crítica perante o que acessam na Internet (sites infantis), tendo condições de ampliar seu conhecimento.

5. Objetivos:
- Proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico com relação aos conteúdos midiáticos veiculados através dos Sites Infantis.
- Formar cidadãos cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade.
- Desenvolver a comunicação oral, escrita e representativa.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Unir o lúdico ao educativo.

6. Metodologia:
- Aula expositiva dialogada.
- Discussão/debate em grande grupo orientado pelos professores.
- Exploração livre do site Iguinho.

7. Atividades a serem desenvolvidas:
A atividade de exploração midiática e o estudo de recepção com os alunos da 3ª série serão realizados ao longo de quatro horas aulas, no período vespertino. O planejamento está dividido em três partes que são:
1ª parte – Exploração livre do site www.iguinho.ig.com.br pelos alunos durante 1 hora. Através desta exploração, os alunos terão tempo para conhecer todos os recursos oferecidos pelo site, suas principais características como conteúdo, cores, links, outros.
2ª parte - Debate em grande grupo seguindo um roteiro de perguntas pré-estabelecidas. Tempo disponível: 1 hora
3ª parte – Criação de um site de jogos (planejamento). Em duplas ou trios, os alunos terão que elaborar, em uma folha de papel A4, o esboço de um site infantil (criação própria) detalhando quais recursos seriam utilizados (tipos de jogos, filmes, histórias em quadrinhos, diversões, links), cores, disposição dos links, mascote (personagem apresentador do site), outros. Registrar também os objetivos do site criado. Tempo disponível: 1 hora.

Roteiro do debate:
1 – O que imaginam quando acessam a página principal do Iguinho?
2 – Quais os elementos que chamam mais atenção na página principal do site? Cor, desenhos, ícones, personagens, chamadas, outros elementos?
3 – Qual o objetivo do site do Iguinho? Que público está destinado?
4 – Acham o site do Iguinho é bem “bolado”, planejado?
5 - O que mais gostam no site? Por quê?
6 – O que o site oferece para os usuários?
7 - Quais jogos mais gostam de jogar e por quê?
8 – Se fossem mudar algo na home o que mudariam? Por quê?
9 – O que acrescentariam no site? Jogos (especificar), histórias, desenhos para pintar, cartões virtuais, outros?
10 – O que acham das cores utilizadas na home? Quais cores mais gostam? Que cores acrescentariam?
11 – O que acham da distribuição dos elementos na página principal? É harmonioso? É confusa? É fácil de entender e manipular ou é difícil?
12 – Se pudessem acessar o site do Iguinho todo dia o que mais iriam utilizar?
13 – Quais sites acham tão ou mais legal que o site do Iguinho? Por quê?
14 – Se vocês pudessem construir um site infantil, quais elementos do Iguinho iriam acrescentar neste site?
15 – O que acham do personagem principal do site, o cachorrinho Iguinho?
16 – Por que acham que os criadores do site escolheram este cachorro para representá-lo? O que este personagem tem haver com as crianças?
17 – Até que idade acham que este site é apropriado? Por quê?
18 – Caso tivessem que explicar e recomendar para um amigo o site do Iguinho, como fariam isso? O que iriam falar? Quais adjetivos iriam utilizar?

8. Ambientes e recursos utilizados:
- Sala de aula e Sala Informatizada;
- Recursos: Computadores com acesso à Internet, folhas A4, lápis colorido, outros (de acordo com as necessidades dos alunos).

Nenhum comentário: