terça-feira, 16 de setembro de 2008

UCA - Ida a Porto Alegre

Devido à localização, nº de alunos e outros fatores, nossa escola foi escolhida para receber e desenvolver o projeto UCA – Um computador por aluno, previsto para o ano letivo de 2008 ou 2009. Sendo assim, os educadores a E.B.M. Vitor Miguel, visando conhecer e refletir sobre essa nova realidade que está por vir, organizaram-se para visitar a Escola Luciana de Abreu, em Porto Alegre, que já desenvolve o projeto UCA, desde 2007, com a assessoria do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) e da Professora Léa Fagundes. Conhecemos também o “Projeto Amora” desenvolvido nas turmas de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS, que tem como metodologia de ensino o desenvolvimento de projetos de aprendizagem, priorizando o interesse dos alunos, o trabalho cooperativo e a utilização da tecnologia para promoção da aprendizagem.
A chegada do projeto UCA em nossa escola realmente será um desafio para o grupo de professores e funcionários da E.B.M Vitor Miguel, e certamente qualificará nossas ações pedagógicas em busca um processo de aprendizagem mais dinâmico, crítico e criativo.
O projeto UCA é uma iniciativa do governo Federal que tem como objetivo implementar a inclusão digital nas escolas brasileiras. A idéia de um laptop por aluno no valor de 100 dólares foi apresentada ao presidente Lula, em junho de 2005, por Nicholas Negroponte, co-fundador do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A partir desta data o governo federal deu andamento ao projeto UCA, que teve sua primeira fase concretizada durante o ano de 2007. A segunda fase está prevista para ser realizada em 2008 atingindo um número bem maior de escolas, em todo o Brasil.
O conceito de usar computadores como instrumento pedagógico surgiu na década de 60, por meio de um grupo de pensadores liderados por Seymour Papert, também do MIT, que influenciou educadores em todos os cantos do globo.
Mais informações sobre o projeto UCA no endereço:
http://nteprojetouca.blogspot.com/

Um comentário:

MARIA AMÉLIA disse...

Gostaria de parabenizar a Luciane,coordenadora da sala informatizada, pelo excelente trabalho. Valeu,Lu. Beijos, Maria Amélia.