quinta-feira, 17 de julho de 2008
FORMAÇÃO COORDENADORES SALAS INFORMATIZADAS
No dia 11/07 (sexta-feira) nosso encontro para Formação de Coordenadores de Salas Informatizadas aconteceu na ACIC (Associação Catarinense para Integração do cego) - http://www.acic.org.br/index.shtml. Lá além de conhecermos as instalações da instituição, assistimos ao filme "A cor do paraíso" que nos fez refletir sobre inclusão dos alunos com necessidades especiais, bem como também tivemos acesso aos leitores de textos Jaws e Orca, recursos/softwares estes destinados para auxiliar pessoas cegas e com baixa visão na utilização do computador/Internet. Este dia de formação foi bastante agradável, bem como nos proporcionou momentos riquíssimos de reflexão e integração.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
PESQUISAS
Os alunos da 8ª série (turma 81), orientados pela professora de Geografia, realizaram pesquisas nos sites da EMBRAER: http://www.embraer.com.br e INPE: http://www.embraer.com.br.
A partir destes sites, os alunos pesquisaram informações com base no seguinte roteiro:
EMBRAER – 4º maior indústria de aviões civis do mundo.
Os clientes da EMBRAER;
Países onde estão localizados os clientes;
Países de atuação da EMBRAER;
Tipos de aeronaves que são exportadas: civil e/ou militar;
Investidores: Nacionais e estrangeiros;
Serviços aeronáuticos (localização);
Síntese histórica da EMBRAER: atuação mundial.
INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Identificar objetivos relacionados a área de atuação na escala global: tecnologias, mudanças ambientais globais e área de atuação.
Identificar: países envolvidos; responsável; onde está sendo fabricado; atende as necessidades de quais países; onde se situam os países que dominam o mercado de imagens de satélites.
Pesquisa e desenvolvimento – ciências espaciais e atmosféricas; previsão de tempo e estudos climáticos, produtos espaciais – SIGMA - (objetivos, países envolvidos); protocolo de Quioto; Agenda 21.
Meteorologia para a agricultura – coleta de dados – o que é um PCD.
Aqüífero Guarani
Já os alunos da 5ª (turma 51), orientados pela professora Letícia de Ciências, realizaram pesquisas, em sites de busca, sobre o Aqüífero Guarani.
Localização;
Características;
Imagens;
Importância.
A partir destes sites, os alunos pesquisaram informações com base no seguinte roteiro:
EMBRAER – 4º maior indústria de aviões civis do mundo.
Os clientes da EMBRAER;
Países onde estão localizados os clientes;
Países de atuação da EMBRAER;
Tipos de aeronaves que são exportadas: civil e/ou militar;
Investidores: Nacionais e estrangeiros;
Serviços aeronáuticos (localização);
Síntese histórica da EMBRAER: atuação mundial.
INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Identificar objetivos relacionados a área de atuação na escala global: tecnologias, mudanças ambientais globais e área de atuação.
Identificar: países envolvidos; responsável; onde está sendo fabricado; atende as necessidades de quais países; onde se situam os países que dominam o mercado de imagens de satélites.
Pesquisa e desenvolvimento – ciências espaciais e atmosféricas; previsão de tempo e estudos climáticos, produtos espaciais – SIGMA - (objetivos, países envolvidos); protocolo de Quioto; Agenda 21.
Meteorologia para a agricultura – coleta de dados – o que é um PCD.
Aqüífero Guarani
Já os alunos da 5ª (turma 51), orientados pela professora Letícia de Ciências, realizaram pesquisas, em sites de busca, sobre o Aqüífero Guarani.
Localização;
Características;
Imagens;
Importância.
EXPLORANDO O PRESENT CONTINUOUS ATRAVÉS DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Os alunos da 8ª série (turma 81) e 7ª série (turma 72), coordenados pela professora de Inglês Tatiana, estão produzindo Histórias em Quadrinhos através dos programas Micromundos e HQ (HagáQuê). Estas produções têm como objetivo levar os alunos a explorarem o Present Continuous, bem como revisarem saudações e expressões em Inglês. O projeto iniciou em sala, com aulas expositivas, realização de exercícios e produção escrita das histórias (esboço). Na Sala Informatizada, os alunos escolheram entre os programas Micromundos e HagáQuê para digitalizar suas histórias, que serão expostas na Mostra Pedagógica da Escola. A 7ª série (turma 72) já está bastante adiantada nas produções, restando apenas alguns detalhes finais, já a 8ª série (turma 81) está na fase inicial da digitalização das histórias em quadrinhos. Alguns alunos ainda estão escolhendo o programa que irão utilizar.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
JORNAL "COMUNICAÇÃO EM OUTRAS PALAVRAS"

quinta-feira, 15 de maio de 2008
PROFISSÕES
Os alunos da 4ª série (T41), coordenados pelas estagiárias da 6ª fase de Pedagogia da UDESC, bem como acompanhados pela professora Orandina, compareceram à Sala Informatizada para realizar pesquisas na Internet relacionadas ao projeto "Perspectivas de Futuro: Uma forma de refletir a importância do saber". Projeto este, que tem como objetivo: "investigar e refletir sobre o lugar do conhecimento e da escola na vida das crianças e de seus familiares ou responsáveis, estudar práticas dos saberes escolares como a oralidade, leitura e escrita e quais as influências e auxílios estes saberes têm e fornecem quando se trata da perspectiva de futuro destas crianças e de seus pais." As pesquisas foram realizadas ao longo de três aulas que transcorreram de forma bastante tranqüila, visto que haviam na SI seis professoras para auxiliar os alunos.
POETIZANDO COM O TOPAS
Os alunos do Topas (Todos podemos aprender sempre), juntamente com a professora Vera (coordenadora Topas) e a professora Luciane (SI) iniciaram, no mês de maio, o projeto intitulado "Poetizando com o TOPAS". Este projeto tem como objetivo principal propiciar condições para que os alunos desenvolvam/aperfeiçoem hábitos de leitura, escrita e pesquisa. Além disso, que possam, principalmente, expressar suas idéias e criatividade através da produção de poesias, poemas e RAP de autoria. Na Sala Informatizada, semanalmente, são realizadas atividades de pesquisa, leitura e produção textual sempre relacionadas ao projeto em questão.
terça-feira, 15 de abril de 2008
CUIDANDO DO NOSSO PLANETA

Inicialmente, os alunos compareceram à Sala Informatizada para explorar jogos pedagógicos, atividade esta que contribuiu para aumentar a motivação dos mesmos e aproxima-los mais do Sala Informatizada. Neste projeto estão previsto a realização de várias atividades como: saídas de campo (COMCAP – Companhia de Melhoramento da Capital, Parque do Córrego), exploração de filmes e jogos, confecção de folders e jornais murais que utilizarão recursos presentes na SI. Este projeto está previsto para ser desenvolvido ao longo dos meses de abril e maio.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
CONHECENDO A NOSSA ESCOLA, O NOSSO BAIRRO E A NOSSA GENTE
Inicialmente, os alunos compareceram a Sala Informatizada para explorar jogos pedagógicos e o site http://www.imagensdeumpresente.udesc.br onde visualizaram imagens do passado e do presente de Florianópolis. Essas atividades iniciais serviram para motivar os alunos para a realização do referido projeto. Na Sala Informatizada, os alunos realizarão textos coletivos, ilustrações no Micromundos, pesquisas na Internet, apresentações no PowerPoint, etc. Todas essas atividades decorrentes do projeto serão publicadas no Blog da turma 32 cujo endereço é http://turma322008.blogspot.com.
segunda-feira, 17 de março de 2008
FLORIANÓPOLIS: A ILHA DA MAGIA

A professora Cláudia iniciou com a 3ª série (turma 31) o projeto intitulado “Florianópolis: A Ilha da Magia” que tem como objetivo central levar os alunos a construírem, de forma crítica e criativa, uma relação entre a sua história e a história da Ilha. Este projeto será desenvolvido ao longo de 2008 e tem previsto uma série de atividades a serem desenvolvidas em parceria com a SI. Os alunos iniciaram o projeto na Sala Informatizada explorando o site http://www.imagensdeumpresente.udesc.br que é composto de várias imagens e apresentações mostrando a Florianópolis de ontem e de hoje.
PRODUZINDO TEXTOS
A professora Tatiana, de Língua Portuguesa, está desenvolvendo com os alunos da 5ª série (turma 52) o projeto/atividade “Construindo Textos” cujo objetivo central é de despertar nos alunos a vontade de produzir textos. Na Sala Informatizada, os alunos registram seus textos produzidos em sala de aula e em casa, no editor de texto Word, bem como ilustram estes textos de acordo com tema abordado pelos mesmos. Sempre ocorre a retomada dos textos no sentido de corrigi-los e melhorá-los cada vez mais.
OFICINAS PEDAGÓGICAS
A professora Maria Amélia (Português/inglês), juntamente com a coordenadora da Sala Informatizada, iniciou em março o projeto “OFICINAS PEDAGÓGICAS: A Sala Informatizada como possibilidade de aprendizagem pela exploração de softwares educativos”. Este projeto tem como objetivo principal proporcionar aos educandos com dificuldades no processo pedagógico uma aprendizagem desafiadora e prazerosa, estimulando-os através de softwares educativos, desenvolvendo assim a imaginação, a criatividade e a autonomia. Está previsto para acontecer ao longo do primeiro semestre de 2008 e tem como meta trabalhar a produção textual, a leitura e a interpretação, a produção de sínteses, o desenvolvimento da autonomia, a codificação e a decodificação.
APRESENTANDO OS RECURSOS DA SALA INFORMATIZADA
A professora Ione, juntamente com a professora Luciane (Coordenadora Sala Informatizada), iniciaram em março, com os alunos das turmas 11 e 12, um projeto com o objetivo de oportunizar aos educandos destas turmas momentos de apropriação dos recursos da Sala Informatizada aliado ao desenvolvimento da escrita e da leitura. Neste sentido, visando concretizar estes objetivos, os alunos conheceram e exploraram sites com jogos pedagógicos (memória, quebra-cabeça, sete erros, etc.); o programa Micromundos onde realizaram ilustrações sobre assuntos trabalhados em sala de aula, registraram textos no programa Word.
quinta-feira, 6 de março de 2008
2008
O ano de 2008 iniciou com muitas propostas/projetos a serem realizados ao longo do mesmo. A Sala Informatizada certamente contribuirá para potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, além dos projetos estabelecidos pelo coletivo escolar. Alguns projetos/atividades em parceria com a S.I já iniciaram; outros ainda estão em fase de planejamento.
Assinar:
Postagens (Atom)